A fachada desta sala de espectáculos da cidade de Lamego remonta a 1727, ano em que se construiu o edifício que se destinava a albergar, na época, o Hospital da Misericórdia de Lamego. Aí se manteve até 1882, ano em que cede as instalações ao quartel de bombeiros. Mas por pouco tempo: em 1897 um incêndio atingiu o interior. O edifício encerra então, mantendo a ruína, durante décadas, no centro da cidade. E mais extraordinário ainda, a fachada original, apesar de todas estas ocorrências, conservou mais ou menos a sua traça original, marcando então como hoje o centro da cidade.

Todo este conjunto é então inaugurado como teatro em 2 de fevereiro de 1929. Curiosamente, o interior, na escadaria de acesso à sala de espectáculos propriamente dita, manteve reminiscências decorativas que evocam a origem funcional do edifício.
A partir daí, este local acolhe espectáculos de teatro, ópera, circo, cinema, dança e música, tornando Lamego uma referência na vida cultural do interior do país.

A sala, em si mesma, mantém a estrutura, a arquitectura e a decoração originais, com plateia e duas ordens de camarotes, numa lotação total de cerca de 370 lugares. E sobretudo, mantém a actividade teatral-cultural, até hoje.
Ler mais:
http://www.e-cultura.sapo.pt/patrimonio_item/13945
https://www.visitarportugal.pt/distritos/d-viseu/c-lamego/lamego/teatro-ribeiro-conceicao
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cine-Teatro_Ribeiro_da_Conceição
Sem comentários:
Enviar um comentário