sábado, 7 de julho de 2018

Ruínas romanas de Villa Cardilio

As ruínas romanas de Villa Cardilio situam-se a poucos quilómetros da cidade de Torres Novas. 

Descobertas nos anos 30, investigadas enquanto núcleo arqueológico a partir de 1963, as ruínas romanas da Villa Cardílio, em Torres Novas, permanecem estagnadas no tempo, à espera que a vontade governamental permita novo avanço na prospecção, parada há mais de 30 anos. 
As escavações iniciais permitiram descobrir um conjunto de alicerces, bases de colunas e pavimentos ornamentados com diversos padrões de “tesselas” pertencentes a uma antiga quinta romana composta por três elementos principais: entrada, peristilo e exedra.
Cardilio e Avita foram os proprietários desta villa romana e aqui habitaram no século IV. Estes dois agricultores ficaram imortalizados num dos mosaicos da sala: ambos com o ombro direito descoberto, separados por uma foice e duas ânforas que serviam para misturar o vinho e a água.
Um outro mosaico contem uma inscrição que dá o nome a estas ruínas e que diz algo como "Cardilio e Avita vivem felizes nesta torre". No peristilo, o claustro estava ricamente adornado com tapetes de mosaicos; junto ao jardim, um poço fornecia água e mantem-se em bom estado uma arcaria em tijolo para aquecimento. A proximidade do rio Almonda era fundamental para a rega. Nas imediações passava a principal estrada romana do país, que ligava Olisipo a Bracara Augusta.
Da parte do município há vontade em potencializar o espaço, mas tem faltado alguma organização nas instituições que tutelam este património nacional, em sucessivas reestruturações e mudanças administrativas. Ainda assim, as Ruínas são visitadas anualmente por uma média de 2 mil pessoas, sobretudo turistas e interessados por arqueologia.
Do vasto espólio recolhido, o Museu Municipal Carlos Reis, apresenta no núcleo permanente de arqueologia designadamente na exposição «O Canto de Avita» moedas dos séc. II, III e IV d.c. cerâmicas, bronzes, vidros, ânforas, anéis e até uma estátua de Eros. Villa Cardílio foi classificada como Monumento Nacional em 24 de janeiro de 1967.

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69757
http://www.cm-torresnovas.pt/index.php/patrimoniomonumental
http://www.documentaromundo.com/2014/01/vestigios-romanos-em-portugal-onde.html
https://www.visitarportugal.pt/distritos/d-santarem/c-torres-novas/torres-novas/villa-romana-cardilio
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_de_Cardílio
http://www.mediotejo.net/villa-cardilio-as-ruinas-esquecidas-de-torres-novas/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila