sábado, 7 de julho de 2018

Igreja de São Pedro


A Igreja de São Pedro, em Amarante, apresenta-se com um particularidade única na cidade, que se deve à sua verticalidade de fachada da torre. Foi erguida sobre uma capela destruída, propriedade da Misericórdia, sob o nome de São Martinho, para dar lugar à igreja actual. 
As obras tiveram o seu fim em 1727, sob um estilo barroco. O portal, de verga recta, é encimado por aletas que integram uma cartela com a teara, enquanto nos remates dos corpos laterais da fachada se exibem as imagens de São Pedro e São Paulo.
Por sua vez, a capela-mor foi objecto de uma campanha em meados do século XVIII, com obra de pedraria executada em 1746 pelo mestre António Gomes e retábulo-mor entalhado em 1748 por José de Fonseca e Lima. O douramento da tribuna ocorreu já em 1760 pelos pintores Manuel de Queirós e João Manuel de Sousa. 
No interior da igreja, de nave única, merecem especial referência os elementos de talha dourada que, apesar de contidos, extravasam os altares para revestir o arco triunfal, encontrando-se ainda presentes nas sanefas das janelas e púlpitos. O corpo do templo é percorrido por um silhar de azulejos de padrão seiscentista, amarelo e azul, e a abóbada de berço apresenta pinturas de motivos neoclássicos. Já na capela-mor, o tecto apresenta vinte e cinco caixotões e os vãos exibem uma moldura de talha dourada. 
Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1982.

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74567
https://www.visitarportugal.pt/distritos/d-porto/c-amarante/amarante/igreja-sao-pedro
http://www.cm-amarante.pt/pt/igreja-de-sao-pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila