Classificado como Imóvel de Interesse Público, é uma das obras mais emblemáticas da arquitectura contemporânea portuguesa e um dos expoentes da vivência cultural nacional. Construído a tempo de servir de sede à primeira Presidência Portuguesa da Comunidade Europeia, em 1990, abriu as portas ao público em março de 1993. Segundo projecto dos arquitectos. Vittorino Gregotti e Manuel Salgado, este complexo, concebido exteriormente como uma grande fortaleza fechada, de planta rectangular com volumes escalonados, totalmente revestida a placas de cantaria de calcário e mármores de cores suaves, que lhe acentuam as suas linhas rectilíneas, é composto por três dos cinco corpos previstos inicialmente, integrando salas de reuniões, salas de espectáculos, espaços expositivos, espaços comerciais, pátios abertos e terraços-jardins com vista sobre o Tejo e área envolvente.
A sua polémica implantação teve como fundamento, o facto de assinalar o ponto de partida dos descobrimentos marítimos, à semelhança da Torre de Belém e do Padrão dos Descobrimentos. O simbolismo associado a esta localização, é confirmado pela escolha na década de 1940, da grande Exposição do Mundo Português. O CCB veio ocupar mesmo espaço que foi destinado a instalar o Pavilhão "Portugueses no Mundo" e as "Aldeias Portuguesas".
- O Centro de Reuniões, constituído pelo Grande Auditório (1700 m2) e Pequeno Auditório (600 m2) e 14 salas (entre 24m2 e 314 m2), foi pensado para acolher, de forma privilegiada, congressos e reuniões de qualquer natureza ou dimensão, através de equipamentos e acabamentos de qualidade. A estrutura passou também a incluir os serviços gerais de funcionamento do CCB, várias lojas, um restaurante, dois bares e duas garagens abertas a utilizadores.
- O Centro de Espectáculos, é o núcleo da produção e apresentação de carácter artístico e cultural do CCB. Três salas equipadas para acolher diversos tipos de espectáculo, desde o cinema à ópera, do bailado ao teatro ou qualquer tipo de género musical. O grande auditório acomoda 1429 lugares, o pequeno auditório tem uma lotação de 310 lugares e a Sala de Ensaiocomporta 85 lugares.
- O Centro de Exposições, composto por um conjunto qualificado de áreas expositivas divididas por quatro galerias que apresenta e produz exposições de artes plásticas, arquitectura, design e fotografia. Lojas e uma cafetaria completam a estrutura e ainda um espaço destinado ao tratamento e armazenamento de peças de arte. entro de Exposições alberga a Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Museu Colecção Berardo.
O CCB ocupa hoje uma área de construção de 97 mil metros quadrados, por seis hectares. As paredes do complexo são aproximadamente 36 mil metros quadrados, cobertas por pedra calcária abancado de Pero Pinheiro com acabamento rústico assente em suportes metálicos. Possui vários espaços ao ar livre que podem ser frequentados pelo público, nomeadamente os Jardins da Comenda, das Oliveiras e da Água, o Caminho Pedonal e a Praça CCB (com 1140 m2).
Ler mais:
https://www.ccb.pt/Default/pt/Inicio/Institucional/Historial
http://www.cm-lisboa.pt/equipamentos/equipamento/info/centro-cultural-de-belem
https://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_Cultural_de_Belém
Sem comentários:
Enviar um comentário