O Anticlinal de Estremoz é uma formação geológica que compreende o território de extracção de mármores de Portugal por excelência e um dos principais centros mundiais de extracção de mármores, constituindo um importante recurso para a comunidade local e para a economia do país. Abrange os concelhos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa e, nas suas franjas, os concelhos de Alandroal e Sousel.
A paisagem do Anticlinal dos Mármores assume-se como o principal motivo visível da importância milenar desta rocha ornamental. A cenografia conjuga no mesmo espaço geográfico elementos urbanos, agrícolas e de exploração e transformação de rochas ornamentais.
Quem passa perto das pedreiras alentejanas só vê as gruas e as pirâmides de resíduos empilhados que resultam da exploração do mármore da região. Ou seja, observa em altura quando a realidade deste negócio natural decorre ao contrário, em profundidade. E em locais onde o sol só entra quando está a pino e logo desaparece do chão por onde meia dúzia de operários cortam o interior da Terra em blocos de aproximadamente 25 toneladas cada, que vistos cá de cima são pequenos pontos de tão fundo.
Ler mais:
http://portugalfotografiaaerea.blogspot.com/2011/07/pedreiras-marmore-de-estremoz.html
http://www.rotadomarmoreae.com/o-anticlinal-dos-marmores/
https://www.dn.pt/sociedade/interior/as-catedrais-invisiveis-do-alentejo-profundo-5556776.html
https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/7941/1/Paper%20106-Patrim%C3%B3nio%20Estremoz.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário