Vila do distrito de Viseu, Santa Comba Dão possui uma Igreja Matriz de fundação muito antiga, templo esse que foi totalmente renovado cerca do ano de 1791.
Se o prospecto exterior deixa claramente ver as obras barrocas do último quartel do século XVIII, no interior o destaque vai para o seu retábulo-mor.
Dedicada a Santa Maria Maior, a Matriz de Santa Comba Dão é uma igreja barroca de grandes dimensões, mas revela uma contenção decorativa, quer a nível externo, quer no seu interior.
É um belo exemplar da arquitectura do barroco, com duas torres sineiras. A sua construção iniciou-se em 1725 e foi inaugurada a 11 de julho de 1755.
Na parte superior da frontaria, abrem-se as ventanas dos sinos em arco de volta perfeita, sendo a cimalha marcada por angulares pináculos e estando coberta por alteadas cúpulas bolbosas, uma delas encimada por um elegante catavento de ferro.

O interior é pobre e a sua nota artística mais saliente vai para a capela-mor. Este espaço apresenta uma forma retangular, estando coberto porum teto de caixotões em madeira, com molduras e florões entalhados,contendo pinturas religiosas do século XVIII.

Fonte principal: https://www.infopedia.pt/$igreja-matriz-de-santa-comba-dao
Sem comentários:
Enviar um comentário