Construída no séc. XVI, em estilo manuelino, a Igreja paroquial de Gondarém (ou Igreja de São Pedro) é composta por três naves e capela-mor com cobertura em abóbada de cruzamento de ogivas. O portal principal apresenta duas figurações humanas a maioria das vezes interpretadas como S. Pedro e S. Paulo.
É sabido que já no século XIII existia no local uma igreja denominada São Pedro de Mangueiro e que estava na dependência do bispado de Tui. Contudo, a Igreja Paroquial de Gondarém é do séc. XVI, época em que foi construída uma nova igreja com uma maior amplitude para poder albergar um maior número de fiéis, e que se manteve até agora.
Igreja enquadrada no espaço rural, dispõe de um adro e um espaço envolvente elevados, tendo acesso por uma escadaria de nove degraus, granítica. É construída em cantaria de granito, exceptuando a torre sineira adossada à direita, segundo os parâmetros do reboco e pintada de branco. De planta longitudinal de três naves e capela-mor com um corpo anexado a norte e outro a sul, e a uma torre. O portal Renascentista com as seus bustos nas cantoneiras apresenta-se em arco de volta perfeita e é ladeado por colunas que suportam o entablamento. Sobre este abre-se um óculo circular.
Ler mais:
https://www.visitarportugal.pt/distritos/d-viana-castelo/c-vila-nova-cerveira/gondarem/igreja-paroquial
http://www.caminhoportuguesdacosta.com/pt/o-caminho/municipio/vila-nova-de-cerveira/pontos-de-interesse/igreja-paroquial-de-gondarem
Sem comentários:
Enviar um comentário