Busto de Catarina Eufémia no centro da vila de Baleizão |
Catarina Eufémia foi uma ceifeira portuguesa que, na sequência de uma greve de assalariadas rurais, foi assassinada a tiro, por um tenente da Guarda Nacional Republicana.
Nascida a 13 de fevereiro de 1928, Catarina Eufémia era filha de camponeses e vivia em Baleizão, concelho de Beja. Casada, com três filhos e um espírito muito politizado graças à influência do marido, Catarina protagonizou uma das mais simbólicas lutas da região alentejana contra o Estado Novo. O seu rosto tornou-se símbolo da luta antifascista e a sua memória passou a figurar na memória do Partido Comunista Português.
Monumento erigido no Monte do Olival |
Após a tragédia, Catarina Eufémia tornou-se um símbolo da resistência do proletariado rural alentejano à repressão e à exploração do salazarismo e um símbolo do combate pela liberdade e pela emancipação da mulher portuguesa.
A figura emblemática de Catarina Eufémia inspirou a construção de um monumento de arte pública, localizado no Monte do Olival, próximo de Baleizão, no local exacto onde terá sido assassinada.
Ler mais:
https://ionline.sapo.pt/600382
https://pt.wikipedia.org/wiki/Catarina_Eufémia
http://puraexperiencia.blogspot.com/2018/05/visitar-o-monumento-catarina-eufemia.html
Sem comentários:
Enviar um comentário