O primeiro foral de Benavente foi outorgado à povoação por D. Paio Pires, mestre da então Ordem Militar de Évora (ou dos Freires de Évora), mais tarde Ordem de São Bento de Avis, em 1200; este privilégio seria confirmado por D. Sancho I em 1218. Recebeu Foral Novo, dado por D. Manuel, em 1516, na sequência do qual terá sido erguido o pelourinho que ainda hoje aí se pode apreciar. Levantado originalmente no largo principal da terra, diante da Casa da Câmara medieval e da antiga Igreja Matriz, foi apeado e remontado no século XVII, desta feita junto ao edifício dos novos Paços do Concelho, na Praça Nova, actual Praça do Município.

O soco é hoje constituída por quatro degraus octogonais. A base do fuste, octogonal e rematada por escócia e toro, está colocada sobre uma plataforma elevada, também octogonal, ao modo de quinto degrau, e aparentemente de factura recente. É inteiramente decorada com motivos vegetalistas estilizados. Sobre esta ergue-se o fuste, cilíndrico e espiralado, em dois troços unidos por um anel central duplo, ornado de botões e florões. O capitel é octogonal, igualmente decorado com florões, e rematado por ábaco octogonal de moldura saliente. Suporta um pináculo espiralado, com uma faixa de botões na base, rematado por esfera armilar e cruz em ferro. Não conserva já os ferros de sujeição, e a cruz não será a original, a primitiva cruz de São Bento (cruz flordelisada com braços iguais), como se pode verificar.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.
Fonte: DGPC
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73475/
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3371
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pelourinho_de_Benavente
Sem comentários:
Enviar um comentário