O Parque Natural de Ilha das Flores constitui a unidade de gestão das áreas protegidas da ilha das Flores e insere-se no âmbito da Rede Regional de Áreas Protegidas da Região Autónoma dos Açores, criada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 15/2007/A, de 25 de Junho. É formado por um conjunto de áreas reservas naturais que se distribuem pela ilha das Flores, cada qual com as suas particularidades em termos de valores naturais que apresentam.
Uma dessas áreas protegidas é a Reserva Natural do Morro Alto e Pico da Sé que se localiza no centro da ilha.
Com 911 m de altitude, o Morro Alto é o ponto mais alto da ilha. No seu topo observa-se o processo traquítico representado pelo Pico da Sé, formando um imponente aparelho vulcânico encaixado entre dois profundos vales de erosão, cavados pelas Ribeiras da Badanela e da Fazenda.
O clima atlântico húmido funciona como um modelador ecológico originando a “zona dos nevoeiros” com ventos muito fortes e elevada pluviometria, promovendo o aparecimento de turfeiras (Sphagnum spp.) florestadas por cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), o que dá a esta zona alta uma fisionomia peculiar e distinta do resto da ilha.
Ler mais:
http://parquesnaturais.azores.gov.pt/pt/flores/o-que-visitar/areas-protegidas/reserva-natural/morro-alto-e-pico-da-se
Sem comentários:
Enviar um comentário