As torres medievais existentes no concelho de Vouzela fazem parte de um fenómeno que se estendeu, de forma mais ou menos linear e sincrónica, por toda a Europa. Em Portugal teve maior incidência a Norte e na Beira.
Inspirada na torre de menagem, esta construção fortificada surge entre o séc. XII e XIII, sendo adoptada como residência pela pequena e média nobreza. Sinal de autoridade local e de ostentação apresenta um modelo rígido composto geralmente por três ou quatro pisos sobradados (rés do chão, primeiro, segundo e terceiro pisos). O rés-do-chão, divisão térrea, era destinado a arrumos. A entrada dava acesso directo ao primeiro piso, onde o senhor recebia os que o visitavam. O último piso, de carácter mais íntimo, acolhia os aposentos dos que aí moravam.
A Torre de Alcofra localiza-se na povoação de Cabo de Vila, freguesia de Alcofra, concelho de Vouzela.
Em posição dominante na vertente oeste da serra do Caramulo, esta é uma das três torres senhoriais ainda existentes no concelho, e a que se encontra em melhor estado de conservação.
Calcula-se que esta torre tenha sido erguida no final do século XIV ou princípio do século XV.
A torre apresenta planta quadrangular, dividida internamente em dois pavimentos. O primeiro, é acedido através de uma porta de arco redondo. O segundo, apresenta em cada alçado uma janela de arco quebrado.
Ler mais:
http://www.guildasaureas.com/torre-medieval-de-alcofra
http://www.cm-vouzela.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=161&Itemid=381
https://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Alcofra
Sem comentários:
Enviar um comentário