quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Basílica de Santo Cristo do Outeiro

Outeiro é uma aldeia e freguesia portuguesa do concelho de Bragança, na diocese de Bragança-Miranda. Foi vila e sede de concelho entre 1514 e 1853.
É nesta aldeia que se localiza a Igreja de Santo Cristo, que se converteu em santuário e, já neste século, em Basílica Menor.
Trata-se de um templo do século XVII, cuja construção se associa à necessidade de afirmação do país enquanto nação independente de Espanha.
A sua origem foi um pequeno templo, votado ao abandono, até que a 26 de Abril de 1698 se terá dado um milagre: o Santo Cristo terá então suado sangue, conforme inscrição existente na igreja. Depressa se espalhou a notícia e a primeira pedra para um santuário foi lançada entre 1725 e 1739. Ao longo do século XVIII assumiu importância enquanto lugar de peregrinação.
O edifício é composto por templo com planta em cruz latina, sacristia e casa de arrumações. Destaca-se a sacristia com tecto apainelado com três dezenas de caixotões pintados com cenas da vida de Cristo, executados em 1768 por Damião Bustamante oriundo de Valladolid, e paredes igualmente revestidas de pintura sobre tela.
A arquitectura do templo distingue-se pela simetria e equilíbrio de proporções. A fachada principal inspira-se na igreja do Mosteiro de São Vicente de Fora. É rasgada por um magnífico portal geminado, encimado por uma grande rosácea e flanqueada por duas torres sineiras com remate piramidal. O interior, de gosto barroco, é típico das igrejas-salão. Sobressaem os altares de talha policromada e dourada.
A 8 de novembro de 2014 foi concedido o título de Basílica de Santo Cristo do Outeiro à igreja - Santuário do Santo Cristo de Outeiro, tornando-a na única Basílica do país que está localizada numa aldeia.
A igreja foi classificada como monumento nacional em 1927.

Ler mais:
https://www.cm-braganca.pt/pages/308
https://pt.wikipedia.org/wiki/Basílica_de_Santo_Cristo_do_Outeiro
http://www.culturanorte.pt/pt/patrimonio/basilica-menor-de-santo-cristo-de-outeiro/#

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila