quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Praça dos Imperadores



Todo o grande interesse da localidade de Manique do Intendente deriva do ambicioso projecto do intendente Diogo de Pina Manique (1733-1805) de criar uma majestosa povoação neoclássica que fosse cabeça de concelho neste descampado do interior. Ironicamente, a morte não lhe deixou levar a cabo o seu sonho descomunal, mas o que existe documenta bem a grandiosidade da obra.
Na enorme praça hexagonal central erguem-se, ao centro, um interessante pelourinho e, num dos topos, o magnífico edifício brasonado da Casa da Câmara, de cunho clássico. Daqui partem as pomposas ruas de César, de Justiniano, de Augusto, de Sertório e de Trajano, inícios de arruamentos que se prometiam extensos.
A Praça dos Imperadores é uma das maiores e mais majestosas praças existentes no Portugal rural. Com uma planta em forma hexagonal, está rodeada de casas, todas uniformemente posicionadas. Fazendo parte deste lote habitacional está a Casa da Câmara na parte norte da praça e, no sentido contrário desta, na parte sul, está a Junta de Freguesia. Ao centro da praça está o Pelourinho.
Apesar do plano urbano de Manique do Intendente só ter ficado pelo princípio, a vila ainda hoje surpreende o visitante desprevenido, que nunca esperaria encontrar aquela grandiosidade arquitectónica numa povoação tão exígua do interior rural.

Ler mais:
À Descoberta de Portugal - Selecções do Reader's Digest (1982)
https://www.visitarportugal.pt/distritos/d-lisboa/c-azambuja/manique-intendente/praca-imperadores
https://pt.wikipedia.org/wiki/Manique_do_Intendente
https://mapio.net/pic/p-75057867/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila