quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Bucho recheado de Pedrógão Grande

É considerado historicamente um prato típico do Carnaval, a época festiva que sucedia ao Natal, altura em que acontecia a matança do porco.Para facilitar a conservação eram salgadas as carnes, e feitos os enchidos, fumados à lareira. Por altura do Carnaval utilizavam-se os enchidos fumados e dessalgavam-se as carnes que, em conjunto com outras carnes de produção caseira, eram confeccionadas e serviam para rechear o bucho do animal, previamente lavado e fumado no caniço.
Apesar de ser reconhecido como elemento essencial da gastronomia beirã, não foram encontrados registos históricos escritos do Bucho Recheado de Pedrógão Grande. Sabe-se, pela análise em retrospectiva das entrevistas realizadas aquando da criação desta Confraria que, já no século XIX, era confeccionado pelas gentes do concelho, podendo, no entanto, a sua origem ser anterior à data apontada. Actualmente é reconhecido como um enchido tradicional inconfundível, representativo da identidade gastronómica da região e revelador da história das gentes que lhe deram origem.
O Bucho pode servir-se como prato quente ou frio, como refeição principal ou como entrada.
A sua confecção envolve várias fases. Lava-se o bucho com sal e limão e limpam-se as peles do seu interior. Cozem-se, em água e sal, o entrecosto e o toucinho. Faz-se um refogado com azeite, alho, cebola, louro, tomate, pimentão-doce e piripiri e adicionam-se as restantes carnes de produção caseira (e.g. porco, galinha, cabrito, vaca, coelho). Deixa-se estufar por bastante tempo, até as carnes estarem bem cozinhadas e poderem ser desfiadas facilmente à mão. Numa taça juntam-se as carnes, o chouriço picado,o presunto desfiado, a salsa picada, o sumo de limão e os ovos, para ligar. Incorpora-se o pão, partido em pedaços e amolecido no molho do refogado das carnes, até ficar uma massa de consistência média. Recheia-se o bucho e cosem-se as aberturas com agulha e linha. Unta-se o bucho com banha e pica-se com uma agulha. Vai ao forno a 200ºC até estar assado.
Confraria do Bucho Recheado
Em 17 de Maio de 2016 foi criada a Confraria do Bucho Recheado de Pedrógão Grande, a qual tem por objecto a promoção, divulgação, certificação, valorização e defesa cultural e gastronómica deste produto culinário regional.


Fonte: Confraria do Bucho Recheado de Pedrógão Grande

http://www.buchorecheadopedrogaogrande.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila