A Casa da Calçada foi construída nos últimos anos do século XVII, substituindo a antiga casa de família do desembargador Jerónimo da Cunha Pimentel, que patrocinou a sua edificação, "provavelmente para adequar a casa à sua grande fortuna baseada em propriedades de Norte a Sul do País que tornavam a família numa das mais importantes da província", e também instituiu o vínculo da Calçada.
O solar insere-se na tipologia designada por "casa comprida", com a fachada principal desenvolvendo-se em comprimento, numa estrutura simétrica marcada pela disposição das portas, no piso térreo, e das janelas de sacada com frontão e varandim de ferro, no andar nobre.
Na extremidade da fachada foi edificada a capela - de invocação a São Jerónimo -, com fachada de gosto tardo-maneirista, com motivos de inspiração flamenga, colocados sobre o portal e fazendo o enquadramento do brasão de armas dos proprietários.
O conjunto da casa senhorial é completado pelas dependências agrícolas, dispostas de modo que formam, em articulação com o solar, um pátio com portal. É Manuel Villas-Boas quem nos abre o portão que dá passagem para um conjunto de antigos edifícios agrícolas, alvos recentes de uma profunda e cuidada reabilitação, que deram origem a uma bonita unidade de enoturismo. No total são oito quartos e piscina, onde o bom gosto se alia à tradição com um ligeiro e necessário toque de modernidade.
Nesta Casa existe um motivo de grande originalidade e curiosidade; na Capela, encontra-se um menino embalsamado com mais de 200 anos, que não era filho dos proprietários, mas de uma criada.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/5093440
http://www.morgadiodacalcada.com/#
https://www.sabrosa.pt/frontoffice/pages/461?poi_id=63
https://copod3.blogspot.com/2014/06/morgadio-da-calcada-de-provesende-para.html
Sem comentários:
Enviar um comentário