terça-feira, 4 de setembro de 2018

Gruta - Algar do Pena


Descoberto em 1985, pelo Sr. Joaquim Pena (daí o nome do algar), na sequência do desmonte de uma bancada de calcário para produção de pedra para calçada, o Algar do Pena é uma cavidade muito interessante do ponto de vista patrimonial, integrando a maior sala subterrânea conhecida em Portugal (125.000 m3 de volume). Do cimo de perto de 40 m de desnível, abre-se ao olhar de quem a visita, uma magnífica paisagem subterrânea cujo aspecto estético assume uma dimensão pouco vulgar, através de uma enorme profusão de espeleotemas.

Dadas as suas características biofísicas e localização geográfica, foi seleccionada para aí se instalar o 1º Centro de Interpretação Subterrâneo em Portugal. Após 3 anos de estudos foi inaugurado a 5 de junho de 1997. Acessível ao público (dispõe de um edifício de apoio técnico, elevador, auditório ao ar livre e de um espeleódromo), representa uma experiência única de descida às profundidades, aliando a importância científica a aspectos didácticos e turísticos de elevado interesse.
Em agosto de 2018, a Gruta-Algar do Pena foi palco de um encontro de trabalho no âmbito da 24.ª Conferência Internacional de Biologia Subterrânea.

Ler mais:
http://natural.pt/portal/pt/Infraestrutura/Item/174

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila