terça-feira, 11 de setembro de 2018

Igreja de Nossa Senhora do Pópulo


Construída no século XVI e projectada como capela do hospital termal, a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo acabaria por se converter, com o acrescento da torre sineira, em igreja matriz das Caldas da Rainha. É uma construção típica da primeira fase do manuelino, com o gosto mudéjar patente no portal e arco triunfal.
Traçado pelo arquitecto do Mosteiro da Batalha, Mateus Fernandes, e inscrevendo-se no ciclo pré-manuelino, o templo, de nave única coberta por abóbada de artesões, possui capela-mor com abóbada de nervuras dela separada por arco triunfal policêntrico, imitando efeitos acortinados, encimado por escudo régio e tríptico de pintura quinhentista sobre madeira figurando episódios da Paixão de Cristo, albergando retábulo marmóreo de colunas clássicas, duas esculturas da Anunciação (apostas ao altar-mor durante a campanha joanina) e acesso à sacristia (coroada exteriormente pela torre sineira com arcos geminados encimados por relógio), por intermédio de porta ricamente lavrada. 
Quanto às paredes, tanto da nave, como da capela-mor, apresentam-se cobertas, na totalidade, por painéis azulejares seiscentistas, de padrão geométrico amarelo e azul, contrariamente aos frontais de azulejos quinhentistas dos retábulos de talha dourada dos altares colaterais. Do interior merece ainda destaque a pia baptismal, de planta octogonal, em forma de cálice e profusamente rendilhada, atribuída aos escultores da pia da Sé Velha de Coimbra.
Diversas obras de beneficiação e reabilitação teriam lugar ao longo dos anos, entre as quais a construção do coro-alto (1544-46), a inclusão de elementos decorativos em talha, pinturas e esculturas (1518, 1533, 1639, 1659, 1675, 1732, 1750, etc.), o revestimento em azulejo (1658-59), ou a instalação de um novo órgão, doado por D. João VI (1825).
Entretanto, parte significativa do tesouro da igreja, nomeadamente no que às pratas se refere, foram entregues à "Casa da Moeda" em 1808, até que, em 1853, um incêndio de enormes proporções atingiu a área hospital e a própria igreja, obrigando ao seu encerramento temporário, uma situação que seria, contudo, agravada passados apenas cinco anos devido a um tremor de terra.
A igreja foi classificada como Monumento Nacional em junho de 1910.

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70287
https://lifecooler.com/artigo/atividades/igreja-de-nossa-senhora-do-populo-matriz-das-caldas-da-rainha/350561
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nossa_Senhora_do_Pópulo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila