quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Marina de Vilamoura

O resort turístico de Vilamoura nasceu na antiga Quinta do Morgado de Quarteira, uma propriedade com 1600 ha adquirida pelo fundador Arthur Cupertino de Miranda. O projecto do resort de Vilamoura que conhecemos hoje em dia foi criado em torno da Marina de Vilamoura. 
Tudo começou nos finais dos anos 60 e início dos anos 70. As primeiras escavações começaram em 1971 e, em 1974, entrou o primeiro veleiro na Marina. Durante os seus primeiros vinte anos de existência foi a única marina existente em Portugal.
A Marina de Vilamoura desde então tem crescido e o resort de Vilamoura tem crescido ao redor também. Actualmente Vilamoura é já mais do que uma marina. Devido à grande aceitação positiva que Vilamoura recebeu por parte dos visitantes e residentes, Vilamoura tornou-se ao longo dos anos um importante centro de turismo e alojamento privado residencial.
Em 1996 o Banco Português do Atlântico vendeu aos empresários André Jordan e Vasco Branco a maioria do capital social da Lusotur, empresa proprietária de Vilamoura. Mais tarde, em 2000, foi adquirida a totalidade do capital social daquela sociedade. Estes empresários asseguraram a gestão do empreendimento entre 1996 e Janeiro de 2005. Em abril de 2015, os activos imobiliários e a concessão da marina foram vendidos por 200 milhões de euros à Lone Star, uma empresa norte-americana.
A qualidade da infraestrutura náutica e a pronta assistência às embarcações, assim como a variada oferta de serviços, fazem desta uma das marinas mais procuradas no país e que, no verão, atinge praticamente a sua lotação máxima.
Cerca de metade do total de 825 postos de amarração – um terço dos quais para embarcações de grande porte – pertencem a clientes da marina em permanência, ou seja, pessoas com contratos a partir de um ano, que ali têm a sua base, embora não residam a bordo, e que são na sua maioria portugueses.
Foi uma das primeiras marinas portuguesas a obter a certificação de Qualidade e Ambiente pelo ISO 14001 e ISO 9001, juntamente com a certificação europeia de Bandeira Azul para Marinas e a distinção de 5 Âncoras pela Yacht Harbour Association (TYHA).
Em 2016 obteve, pelo 6° ano consecutivo, a distinção de Melhor Marina de Portugal pela Publituris Portugal Trade Awards. Foi ainda eleita a Melhor Marina Internacional, pelo segundo ano consecutivo, pela TYHA (2015, 2016) e ganhou a Medalha de Ouro do Turismo Regional do Algarve.

Ler mais:
https://www.marinadevilamoura.com/pt/marina/quem-somos/#
https://www.algarveimobiliaria.com/viver-algarve/vilamoura-desde-1971/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vilamoura
https://observador.pt/2017/03/06/marina-de-vilamoura-uma-pequena-cidade-que-nao-para-de-ganhar-premios/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila