Espaço nobre da cidade do Funchal, a sua denominação oscila entre a oficial Praça do Município e o tradicional e popular Largo do Colégio.
Três edifícios sobressaem neste Largo: o antigo Colégio da Companhia de Jesus com a invocação de São João Evangelista, os Paços do Concelho e o antigo Paço Episcopal, actualmente Museu de Arte Sacra, com fachada voltada para a Rua do Bispo.
Junto ao Colégio, do lado da Rua do Castanheiro, foi mandado construir um fontanário em 1838. Dois anos antes, a Câmara procedera ao alargamento do adro da Igreja do Colégio, tendo em vista o «embelezamento» da cidade.
No ano de 1941, demoliu-se a cerca do antigo Paço Episcopal (onde de 1913 a 1946 funcionou o Liceu Nacional do Funchal) e os edifícios circundantes, iniciando-se a terraplanagem do Largo do Colégio para execução do projecto do arquitecto Carlos Ramos (1897-1969), que, para este espaço, havia traçado uma ampla praça. No mesmo ano, abriram-se as artérias a norte e a sul dos Paços do Concelho, dando origem às ruas Marquês do Funchal e Padre Luís Gonçalves da Câmara.
Em 2018 a Câmara do Funchal procedeu a uma série de melhoramentos na praça. com o objectivo de a transformar num espaço de paragem e de convívio.
Ler mais:
https://passosnacalcada.wordpress.com/toponimia-funchalense/largo-do-colegio-ou-praca-do-municipio/
https://www.tsf.pt/lusa/interior/camara-do-funchal-vai-revitalizar-praca-do-municipio-para-torna-la-espaco-de-convivio-8930409.html
Sem comentários:
Enviar um comentário