No extremo Oeste da freguesia de Santiago de Bougado eleva-se, a uma altitude de 189 metros, o Monte de São Gens de Cidai na orla do Vale de Bougado, donde se avista uma parte considerável do Baixo Ave, em especial fragmentos dos concelhos da Trofa, Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso, assim como o mar e as áreas interiores dos municípios de Vila do Conde e Póvoa de Varzim. No local encontra-se um escadório com via-sacra e a Capela de São Gens, outrora ermida abandonada, que foi reedificada no séc. XX.
Refira-se ainda a particularidade de se encontrar no local um afloramento de rochas ftaníticas, motivo de interesse, estudo e visita para os interessados da geologia. Estas rochas são sedimentares, siliciosas, resultantes de precipitação química, tendo incorporada alguma matéria orgânica e possuem fósseis de pequenas dimensões. Estes ftanitos tiveram origem numa zona mais profunda de uma bacia marinha, onde a circulação de água seria praticamente inexistente tal como a presença de oxigénio, ou seja, formaram-se num ambiente de águas estagnadas.
No Monte de São Gens a rocha está muito deformada, encontrando-se dobrada e em camadas muito finas, apresentando uma coloração cinza clara. A visualização destas rochas é rara em Portugal e no Mundo não são muitos os locais onde são visíveis.
Ler mais:
http://www.mun-trofa.pt/
http://www.portoenorte.pt/pt/o-que-fazer/miradouro-de-s-gens/
https://www.onoticiasdatrofa.pt/rochas-com-400-milhoes-de-anos-resistem-em-s-gens/
https://www.geocaching.com/geocache/GC3BCT3_rochas-ftaniticas-no-monte-s-gens
Sem comentários:
Enviar um comentário