quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Ponte da Carvalha

A Ponte da Carvalha fica situada ao fundo da Alameda da Carvalha, sobre a Ribeira da Sertã. As várias designações pelas quais é conhecida testemunham boa parte da sua história. Assim, a antiguidade do monumento justificou a denominação de Ponte Velha; a sua localização, em campina frequentemente alagada, a de Ponte da Várzea; e a sua feição maciça, sobre arcos redondos, a de Ponte Romana. Na verdade, a Ponte da Carvalha foi construída durante o domínio filipino, no início do século XVII, ainda que possa ter substituído uma ponte anterior, eventualmente romana. 
A ponte sempre assumiu uma importância fundamental e estratégica, sendo uma das portas de entrada na vila. Aliás, durante as invasões francesas, foi um dos locais utilizados pelos sertaginenses para se defenderem da entrada das tropas inimigas.
A ponte, com cerca de 64 metros de comprimento, assenta sobre seis arcos redondos de alvenaria de pedra, sendo o terceiro (a contar da povoação) o mais elevado, e possuindo os dois exteriores um vão ligeiramente maior. O tabuleiro desenvolve-se em cavalete pouco pronunciado, quase horizontal. O sistema de reforço é composto por cinco talhamares triangulares a jusante, sendo três (nas extremas) mais baixos e largos, e dois (centrais) mais altos e delgados.
Esta ponte está classificada como Monumento de Interesse Público, por portaria publicada em 13 de maio de 2013.

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/155890
http://turismo.cm-serta.pt/turismopt/património-cultural/monumentos/sertã/ponte-filipina-sertã
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_da_Carvalha


Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila