O Carnaval de Torres Vedras é das poucas festividades de carnaval que se mantêm fiéis às tradições da comemoração do entrudo em Portugal. Este evento distingue-se na celebração dos festejos de carnaval ao contar com a participação espontânea e massiva dos cidadãos.
Actualmente o Carnaval de Torres é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, pela Real Confraria do Carnaval de Torres e pela empresa municipal de organização de eventos Promotorres.
Nos corsos participam os carros alegóricos, os grupos de desfile, as "matrafonas" (homens mascarados de mulher, vestidos com roupas, maquilhagem e adereços femininos) e os famosos cabeçudos (bonecos gigantes) acompanhados pelos "Zés-Pereiras". Os populares associam-se à folia, maioritariamente mascarados, e desfilam nos espaços livres entre os carros alegóricos e os grupos de desfile. O Rei e Rainha do carnaval são dois homens, um deles vestido de mulher.
Os corsos principais são compostos por carros alegóricos oficiais (que chegam a atingir os 5 metros de altura) e ainda por carros espontâneos.
O Carnaval de Torres Vedras auto intitula-se de "O mais português de Portugal".
Ler mais:
https://www.carnavaldetorres.com/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_de_Torres_Vedras
Sem comentários:
Enviar um comentário