quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Monumento a Viriato

Desde o século XVII, Viriato foi associado à Cava, imponente fortificação octogonal em terra batida, apesar da falta de consenso relativamente à cronologia e autoria da sua construção. Por via dessa associação, Viseu foi sendo relacionada com Viriato, sendo habitual desde o século XIX a expressão “terra de Viriato” ou “cidade de Viriato” como referência à cidade. Assim, a comunidade viseense sentiu a necessidade de erguer um monumento ao caudilho lusitano.
Em 23 de abril de 1938, o executivo municipal abriu um concurso público para a construção do monumento a Viriato. Todavia, o concurso seria anulado em 11 de fevereiro de 1939 devido à oferta de uma nova maquete para o monumento por parte de Mariano Benlliure, reputado escultor espanhol. Nesse momento, a Câmara Municipal de Viseu decidiu também pedir o apoio das autoridades centrais para a concretização do projecto, associando a futura inauguração do monumento às Comemorações do Duplo Centenário de 1940.
O monumento é constituído por um grupo escultórico monumental, fundido em bronze, de arte de arte contemporânea, dentro de uma corrente realista. Assente num grande pedestal de granito de textura rústica, sobre um aglomerado pedras, ergue-se de porte atlético e em atitude guerreira a estátua de Viriato, empunhado um punhal na mão direita, e segurando um escudo na esquerda junto ao peito. Ao nível do chão, a ladear o pedestal encontram-se cinco figuras em posição de “ataque”, empunhando armas (punhais e lanças), representando os “pastores-guerreiros que acompanhavam Viriato”. Nos muros que antecedem o talude integrante da Cava do Viriato, tem inscrito “No Ano de 1940 - O Povo desta Terra Comemora os Feitos de Viriato” “Aqui Mergulham as Raízes desta Raça, Viva e Forte – Imortal na sua Essência”.
O escultor Mariano Benliure soube interpretar neste expressivo conjunto escultórico, a alma e o vigor do valente guerreiro, que personificou a luta contra o invasor romano e que Viseu adoptou como personagem do seu imaginário na construção da imponência da cidade.



Ler mais:
https://visitviseu.pt/cidade-de-viriato-interior.php?item=32
https://www.culturacentro.gov.pt/pt/museus/museu-virtual-de-arte-pública/viseu/viseu/monumento-a-viriato/
http://www.cm-viseu.pt/index.php/diretorio/cultura/projectos-municipais-2/im/2-viseu-naturalmente/detail/163-43-festa-dos-museus-concerto-de-canto-e-rgo-18-05-2012?tmpl=component

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila