Aliança Underground Museum é o novo projecto da Colecção Berardo, com acervo da sua colecção.
Situado em Sangalhos, a Aliança Vinhos de Portugal decidiu inscrever a sua marca no rótulo da arte e da cultura, presenteando o concelho de Anadia com o Aliança Underground Museum. É um espaço que conta com nove colecções que relevam de imaginários vários, convidando a plêiade de visitantes a um périplo pelas mais distintas colecções, num encontro de povos, lugares, crenças e culturas.
Este espaço museológico, sonhado pelo Comendador José Berardo quando visitou as caves da Aliança pela primeira vez, tem no seu espólio obras de arte africana, cerâmicas das Caldas da Rainha, acervo histórico de Rafael Bordalo Pinheiro, azulejaria, minerais e fósseis.
A aventura é longa, cada visita dura uma hora e meia, e percorre 1,5 km chegando algumas das galerias aos 20 metros de profundidade.
nome e um símbolo a lembrar a sinalética do metro de Londres. No entanto, é no Níger que a viagem começa, mais precisamente com uma colecção de figuras de terracota com mais de 1500 anos, da antiga cultura Bura-Asinda-Sika. O percurso segue pelo Zimbabué, com a exibição de estátuas, máscaras e armas, criadas por artistas de Tengenenge. A paragem seguinte é no Brasil, com centenas de minerais raros, que abre caminho à colecção paleontológica, onde se exibem fósseis vindos da Argentina, com mais de 20 milhões de anos.
De regresso a Portugal, é tempo de percorrer o século XVIII e descobrir, ao detalhe, a maior colecção privada nacional de azulejaria, para depois encontrar a primeira referência ao espumante. Na verdade, uma grande referência, já que vai passear entre três milhões de garrafas que estagiam no escuro. Esta zona do Aliança Underground Museum, inaugurado em abril de 2010, abre caminho para a colecção de cerâmica das Caldas da Rainha, com exemplares raros e icónicos de Rafael Bordalo Pinheiro e Manuel Cipriano Gomes. O museu tem ainda uma cave, onde vinhos de cinco regiões de Portugal estagiam em 1000 barricas, uma cave das aguardentes, com um milhão de litros e uma das maiores colecções de estanhos do mundo.
Ler mais:
https://boacamaboamesa.expresso.sapo.pt/boa-vida/2014-10-29-alianca-underground-museum-arte-debaixo-da-terra#gs.7UElNw0
https://cm-anadia.pt/locais-a-visitar/109-turismo/locais-a-visitar-2/museus/353-alianca-underground-museum
http://www.rotadabairrada.pt/irt/show/alianca-underground-museum_pt_1577
https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/alian%C3%A7a-underground-museum
Sem comentários:
Enviar um comentário