O Entroncamento é o nó ferroviário mais importante do País, ligando-o de Norte a Sul e do Litoral ao Interior. O topónimo da cidade deriva do entroncamento que aí se formou, com a junção das Linhas do Norte e do Leste, em 1864, quando o local fazia ainda parte dos concelhos de Torres Novas e de Vila Nova da Barquinha.
A estação foi inaugurada em 7 de novembro de 1862, como o apeadeiro de Ponte da Pedra, tendo-se tornado no ponto de bifurcação com a Linha do Norte com a abertura do troço até Soure, em 22 de maio de 1864. Conheceu importantes obras de expansão nos primeiros anos após a abertura, e nas décadas de 1920 e 1930. Nas décadas de 1950 e 1960, recebeu várias obras de modernização, com a electrificação da via férrea e a adaptação das oficinas para substituir as locomotivas a vapor por material eléctrico e a gasóleo.
Em 1975, foi criado o núcleo de manutenção da CP no Entroncamento, com 330 empregados que asseguravam a revisão a comboios e locomotivas.
No início da década de 90 do século passado, foi instalado um terminal intermodal junto à gare do Entroncamento, que devido à sua posição como nó ferroviário permitia um melhor escoamento das mercadorias para o resto do país e para o estrangeiro.
Da estação fazem parte um conjunto de oficinas, onde trabalhadores da EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário) cuidam da manutenção dos comboios portugueses.
A Estação do Entroncamento possui 11 linhas destinadas a passageiros, por onde chegam e partem constantemente comboios.
Directamente para Lisboa partem, em dias de semana, 40 comboios, chegando a partir 3 comboios por hora nas chamadas "horas de ponta". Para o Porto, também em dias de semana, partem 15 comboios directos. Para além disso, a partir desta estação pode-se ir directamente para Coimbra, Tomar, Abrantes, Guarda, Covilhã, Castelo Branco, Aveiro, Elvas, Faro, Madrid e Paris.
Ler mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estação_Ferroviária_do_Entroncamento
http://www.cm-entroncamento.pt/index.php/visitar-2/transportes/c-p
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