quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Largo do Toural

O Largo do Toural é uma das praça mais centrais e importantes de Guimarães. Considerado hoje como o coração da cidade, era no século XVII um largo extramuros junto à principal porta da vila, onde se realizava a feira de gado bovino e outras de diversos produtos. 
Em 1791 a Câmara aforou o terreno junto à muralha para edificação de prédios, que foram feitos mais tarde segundo planta vinda possivelmente de Lisboa, e determina-se assim, o início da lenta transformação do Toural. Na segunda metade do século é construído o Jardim Público, rodeado por um gradeamento de ferro, que abre em 1878. Para este espaço é criado um mobiliário urbano enquadrado na nova arquitectura do ferro: coreto, mictório, bancos e candeeiros. 
Com a implantação da República o Jardim Público é transferido para outro local, sendo então colocada no centro do Toural a estátua de D. Afonso Henriques. Alguns anos depois esta vai para o Parque do Castelo e é substituída por uma vistosa Fonte Artística. Actualmente, resultado da intervenção realizada em 2011, regressou ao largo o Chafariz renascentista de três taças, originalmente colocado no Toural em 1583, e depois transferido para o Largo Martins Sarmento entre 1873 e 2011.
Está rodeado por alguns dos espaços mais emblemáticos da cidade, passados de geração em geração, e de novos conceitos que pretendem trazer inovação à praça, sem nunca perder as marcas da história que se prendem nos edifícios. Aqui, novas ofertas hoteleiras e concept stores tecem uma malha urbana com lojas tradicionais e referências da confeitaria e gastronomia da região, numa dinâmica que enriquece tanto o Largo do Toural como a cidade de Guimarães.

Ler mais:
https://www.guimaraesturismo.com/pages/153?geo_article_id=107
https://pt.wikipedia.org/wiki/Largo_do_Toural
https://www.evasoes.pt/ar-livre/toural-um-largo-a-nao-perder-em-guimaraes/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Castelo da Dona Chica