segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Ponte de São João

A Ponte de São João é uma infraestrutura ferroviária que transporta a Linha do Norte sobre o Rio Douro, junto à cidade do Porto. Construída para substituir a já centenária Ponte D. Maria Pia, entrou ao serviço em 24 de Junho de 1991. Localizada a 180m a montante da ponte Maria Pia, é a obra de arte mais significativa do novo traçado, em via dupla, inaugurado na mesma data, entre as estações das Devesas em Vila Nova de Gaia e Porto-Campanhã. 
Inaugurada no dia e com o nome do santo popular do Porto, a Ponte São João, projectada por Edgar Cardoso como alternativa ferroviária à congénere Maria Pia, mantém-se hoje uma obra arrojada que poucos ousariam fazer.
Construída em pórtico múltiplo contínuo de betão armado pré-esforçado, de pilares laterais, com três vãos (dois laterais de 125 metros e um vão central de 250 metros, na época um recorde mundial para pontes deste tipo), a ponte tem um comprimento total de 1.140 metros. É constituída por uma só peça contínua, de grandes dimensões, construída em betão armado e pré-esforçado; os viadutos de acesso foram ligados de forma monolítica à ponte em si, formando, assim, uma continuidade natural.
O então inovador sistema construtivo de cofragem deslizante adoptado na ponte é actualmente um sistema padrão da construção mundial e destaca-se por, em caso de acidente, impossibilitar que as carruagens do comboio se encavalitem umas em cima das outras, deslizando antes pela ponte fora.



Ler mais:
http://www.porto.pt/noticias/ponte-de-sao-joao-foi-inaugurada-ha-25-anos-
http://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/20-anos-da-ponte-ferroviaria-de-s-joao/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_de_São_João
https://www.portopatrimoniomundial.com/ponte-s-joao.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Castelo da Dona Chica