terça-feira, 13 de novembro de 2018

Teatro da Trindade

O Teatro da Trindade, um dos mais antigos teatros lisboetas ainda em actividade, está situado no Largo da Trindade, entre o Chiado e o Bairro Alto.
Passados mais de 140 anos desde a fundação,  o Teatro da Trindade representa um modelo arquitectónico de Teatros oitocentista à italiana, que resistiu à especulação imobiliária, às novas centralidades urbanas e até à menor adequação da estrutura de camarotes à exploração cinematográfica.
Fundado em 1867 pelo escritor e dramaturgo Francisco Palha, o Teatro da Trindade continua a ser um dos mais emblemáticos de Lisboa. No século XIX foi considerado o teatro mais chique da capital e estava equipado com o último grito em inovações da época: um engenhoso sistema de ventilação, balcão e uma plateia que subia mecanicamente ao nível do palco, transformando-a num magnífico salão de baile. A sala principal é uma fiel cópia dos modelos italianos e preserva até hoje todos os requintes da decoração. 
O teatro tem três fachadas. A principal, voltada para o norte e para o Largo da Trindade, é a fachada mais nobre, onde ficava a entrada real. Os medalhões que a decoram representam os bustos dos escritores António Ferreira (1528-1569), Damião de Góis (1502–1574), e Sá de Miranda (1481–1558), bem como o busto de Terpsichore, a musa da dança. A fachada nascente, de acesso ao público, alongava-se mais para sul, para a Rua Nova da Trindade, e era aí que se situava o Salão do Trindade, uma sala de forma rectangular, rodeada por uma galeria suspensa por colunas, com um palco num dos topos, onde se realizaram bailes, recitais de poesia, concertos, saraus e conferências. O Salão foi demolido em 1921, para construção do edifício da Anglo-Portuguese Telephone Company. Na reconstrução do teatro, em 1925, foi acrescentado um frontão com um tímpano decorado com azulejos, onde figura o monograma do Teatro da Trindade, com coroa de louros e laçada, por forma a rematar o topo, permitindo o destacamento da fachada do edifício do Teatro da fachada do edifício contíguo, obtendo assim alguma proeminência. A fachada poente, virada para a Rua da Misericórdia, corresponde à parede de fundo do palco, que através das janelas recebe uma boa iluminação natural.
Durante 150 anos por aqui passaram óperas, peças, concertos e filmes, e hoje, além do salão existe uma sala estúdio onde são apresentadas obras experimentais. Foi alvo de sucessivas obras de recuperação, e mantém-se como um dos pólos de cultura da cidade de Lisboa.

Ler mais:
http://www.e-cultura.pt/patrimonio_item/13858
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_da_Trindade
http://lisboa.convida.pt/poi/see-do/teatro-da-trindade-6804
http://restosdecoleccao.blogspot.com/2014/10/teatro-da-trindade.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila