No alto de um monte, perdida nos verdes campos, a Casa do Penedo foi construída entre quadros grandes rochas naturais do local e assim se edificou sem se anunciar.
Na Serra de Fafe, perto do limite do concelho de Cabeceiras de Basto, a Casa do Penedo é desde a década de 1980 um símbolo único da relação entre o humano e a natureza pela forma como três grandes blocos de granito servem a sua estrutura. Em Portugal nem todos a conhecem porque, seguindo a essência do seu traço, não se anuncia a espectáculos nem a turistas.
A sua construção foi iniciada em 1974 e durou cerca de dois anos, tratando-se de uma residência rural, utilizada pelos seus proprietários como destino de férias. A Casa do Penedo integra-se completamente na sua paisagem rural envolvente. A sua construção é inteiramente feita em rocha, à excepção das portas, janelas e telhado.
O interior apresenta também um estilo rústico, onde a mobília, as escadas e os corrimãos são feitos de troncos. O sofá, pensado ao estilo rústico, é feito em betão e madeira de eucalipto e pesa 350 kg, fazendo desta casa um local a visitar e que tem despertado a curiosidade de muitos turistas ao longo do mundo, face a sua originalidade e beleza.
Não possui qualquer instalação eléctrica.
Ler mais:
https://shifter.sapo.pt/2018/09/casa-do-penedo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_do_Penedo
https://www.publico.pt/2009/10/05/jornal/ha-quem-va-a-fafe-a-procura-da-casa-do-penedo-a-pensar-nos-flintstones-17955566
Sem comentários:
Enviar um comentário