Inaugurado em 1977, instalado na Quinta do Monteiro-mor, resultou de um projecto consolidado com a realização da exposição O Traje Civil em Portugal, da responsabilidade de Natália Correia Guedes, que veio a ser a sua primeira directora.
Constituído com doações de particulares, contou também com a incorporação das peças de traje e acessórios existentes noutros museus nacionais. Nos anos que se seguiram e até à actualidade, as doações de particulares constituíram-se como a grande fonte de enriquecimento da colecção.
O Museu Nacional do Traje reúne uma colecção de indumentária histórica desde o séc. XVIII até à actualidade, que apresenta ao público numa exposição permanente que se caracteriza pela rotação das peças dos diversos períodos históricos e estilos ou tendências. Colecções ao Pormenor é uma linha de exposições temporárias que apresenta núcleos da colecção ou explora temáticas diversas.
O Museu Nacional do Traje reúne colecções de traje civil, nacional e internacional e respectivos acessórios, fragmentos de tecidos e peças de bragal, materiais e equipamento que testemunham os processos de produção do têxtil, do traje e acessórios. O seu acervo conta ainda com colecções de bonecas e respectivos trajes, pintura e mobiliário, entre outras.
As variadas colecções em que se organiza este vasto acervo representam essencialmente o traje civil e respectivos acessórios, documentando a evolução das formas de vestir neste período de tempo, e representando sobretudo o modo de vestir da aristocracia e alta ou média burguesia.
O traje popular, quase ausente das colecções aquando da criação do Museu, não sofre grandes variações de moda e é transformado, adaptado e usado até ao fio, não se conhecendo exemplares de épocas muito recuadas.
O traje feminino representa o maior núcleo da colecção, associado a todo o tipo de acessórios. Completa-se com a colecção de traje interior, abundante e representativa dos séculos XIX e XX. O traje masculino está também presente, com predominância para as épocas em que a seda e o linho tinham primazia. Uma interessante colecção de traje de criança completa o núcleo do traje civil.
Está instalado no Palácio Angeja-Palmela, numa antiga quinta de recreio lisboeta e o seu jardim - o parque botânico do Monteiro-mor - está também disponível ao público.
Ler mais:
http://www.museudotraje.gov.pt/
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/museus-e-monumentos/rede-portuguesa/m/museu-nacional-do-traje/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Nacional_do_Traje
Sem comentários:
Enviar um comentário