O Farol da Guia está localizado na Colina da Guia, no interior da Fortaleza do mesmo nome, perto do canto sudeste da Península de Macau, na costa do Mar do Sul da China.
O Farol da Guia um dos grandes faróis do mundo, foi o primeiro farol de características modernas e Ocidentais a ser construído no Extremo Oriente.
Foi só 1864 que começou a construção do farol por ordem do governador Coelho do Amaral, e no dia 24 de Setembro de 1865, entrou finalmente em serviço. Uma tempestade, em Setembro de 1874, causou grandes danos a esta torre de grande importância. Seguiu-se um período de cerca de trinta e seis anos em que esteve fora de serviço, até que em 1909/1910 foi restaurada, tendo-lhe sido adicionado um novo mecanismo e se procedeu à sua electrificação. Entrou novamente em serviço no dia 29 de Junho 1910.
É uma torre de alvenaria de pedra, em forma de tronco de cone, com cerca de 13,5 m de altura. A base do farol tem um diâmetro de 7 m que se estreita até aos 5 m no topo, onde foi construída uma galeria circular de serviço, e uma outra mais abaixo, de observação. A torre de 3 andares, pintada de branco com bordadura amarelo-dourado, tem um exterior rústico e simples, em harmonia com a capela que lhe está adjacente. Uma lanço de escada em espiral, situado no interior da estrutura, permite o acesso à lanterna com cúpula vermelha.
Desde 2005 está incluído na lista dos monumentos do Centro Histórico de Macau, classificado como Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Para tal, sofreu importantes obras de restauro no início deste século.
Ler mais:
https://cronicasmacaenses.com/2015/07/13/macau-farol-da-guia-150-anos-o-primeiro-do-extremo-oriente/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Farol_da_Guia_(Macau)
http://salvador-nautico.blogspot.com/2018/06/farol-guia-macau.html
Sem comentários:
Enviar um comentário