Entre altos muros de granito, nos arrabaldes de Penafiel, encontra-se uma das mais belas quintas do país, prestes a completar 150 anos na produção de vinho.
A Quinta da Aveleda é um lugar de encantos, a começar desde logo pelos seus magníficos jardins ao estilo vitoriano, que vale percorrer a passo lento. Ali, convivem árvores centenárias e espécies exóticas, um vale de fetos, uma alameda com mais de 90 espécies de camélias e construções que parecem saídas de um filme de fantasia. É exemplo a Torre das Cabras, onde se encontram as ditas, a pitoresca casa de chá rodeada pelo lago, e a janela manuelina do séc. XVI, que Manuel Pedro Guedes da Silva da Fonseca – primeira geração da família ao comando da Aveleda – terá colocado no jardim, rodeado hoje por mais de 100 hectares de vinhas, não fosse afinal uma quinta vinhateira.
Uma visita à propriedade não fica completa sem uma passagem pela Adega Velha, imponente, onde envelhece a aguardente da casa, à qual dá o nome. A partir de 2020, vai estar disponível um novo programa de visita desenhado em especial para os apreciadores do destilado, que permite ver o alambique a trabalhar – só funciona de novembro a março -, provar a aguardente diretamente da barrica, e seguir para uma prova comentada por um enólogo.
Ler mais:
https://www.aveleda.com/pt/enoturismo/espacos
https://www.evasoes.pt/o-que-fazer/quinta-da-aveleda-uma-adega-velha-num-jardim-magico/830899/
Fotos: Pedro Granadeiro e Artur Machado, GI, "Evasões"
Sem comentários:
Enviar um comentário