terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Mirante Emídio da Silva

Junto ao antigo Hospital, hoje Hotel, ergue-se o Mirante Emygdio da Silva ou Emídio da Silva, construído no início do séc. XX, por iniciativa do político do mesmo nome. O projecto, da autoria do italiano Nicolau Bigaglia, utilizou, na sua construção, colunas de pedra trazidas do Mosteiro de Lorvão. Inaugurado a 31 de Maio de 1908, permite desfrutar uma paisagem magnífica sobre o Mondego.
Certo dia, o Dr. Manoel Emigdyo da Silva, eminente figura do jornalismo, da engenharia, da cultura, visitou Penacova e ao chegar ao Mirante do Castelo terá ficado maravilhado com a beleza da paisagem. Com o seu apoio e do Presidente da Câmara, Dr. José Albino Ferreira, o mirante nasceu. Foi desenhado pelo prestigiado arquitecto italiano, radicado em Portugal, Nicola Bigaglia, também projectista da Casa dos Cedros no Buçaco.
A inauguração do Mirante no fim de semana de 30 e 31 de Maio de 1908 foi um acontecimento marcado por grandes festejos, em que Emídio da Silva – e uma comitiva da alta sociedade lisboeta – foi recebido em apoteose. Alfredo da Cunha, director do Diário de Notícias, descerrou a lápide que ainda hoje se encontra no local com a inscrição “ Mirante Emygdio da Silva-31-5-908”.
O Mirante assemelha-se a um pagode oriental construído na proa mais avançada da escarpa, de onde se pode avistar o vale apertado do Mondego por entre as cristas quartzíticas que o enquadram.

Ler mais:
http://www.cm-penacova.pt/pt/pages/miradouros
https://penacovaonline2.blogspot.com/2015/05/mirante-emidio-da-silva-faz-hoje107-anos.html
http://www.pescapenacova.pt/v1/index.php/pt/locais-turisticos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila