O Pelourinho de Ansião foi erguido no século XVII, mais concretamente no ano de 1686, defronte à residência senhorial dos Condes da Ericeira (mais tarde, este edifício foi aproveitado para nele funcionar a Câmara Municipal), no centro da vila. A sua edificação terá servido como recompensa pelos serviços prestados na Batalha do Ameixial, no âmbito das Guerras da Restauração, como é atestado numa lápide da época que se exibe na zona superior do fuste.

O pelourinho, de bloco prismático, é composto por soco octogonal de três degraus, de onde evolui a coluna, com o fuste cingido a meio por anel, com remate em elemento paralelepipédico emoldurado e ornado por elementos heráldicos, rematado por coruchéu. Destaca-se o facto da coluna estar seccionada, com a zona inferior octogonal e a superior circular. O remate é em florão e as bolas esféricas do embasamento, colocadas no séc. XIX, dão-lhe um carácter original.
O pelourinho foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1933.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/en/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72954
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pelourinho_de_Ansião
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1818
https://www.visitarportugal.pt/distritos/d-leiria/c-ansiao/ansiao/pelourinho
Sem comentários:
Enviar um comentário