sábado, 8 de dezembro de 2018

Igreja de Santa Maria em Bragança

Situada intra-muros da Cidadela de Bragança, foi edificada no séc. XIV e também é conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Sardão.
Considerada com a igreja mais velha de Bragança, a igreja de estilo românica foi, durante dois séculos, modificada, tendo resultado num estilo Barroco. A fachada apresenta um portal barroco ricamente decorada com duas colunas salomónicas decoradas por folhas de vides e cachos.  Quatro nichos, também com decoração barroca, abrem-se de um lado e outro do portal. A meio do entablamento existem outras duas colunas iguais e duas esculturas. Um arco de volta inteira remata todo este aparatoso conjunto.
O seu interior é formado por três naves separadas por colunas poligonais, que sustentam os arcos e uma pintura cenográfica, na cobertura do corpo da Igreja, representando a Assunção da Virgem. Destaca-se ainda a capela-mor e a capela dos Figueiredos, o retábulo a Santo Estêvão e a imagem de Santa Maria Madalena.
Do séc. XVII, refira-se o retábulo dedicado a Santo Estevão e a preciosa e expressiva imagem de Santa Maria Madalena (altar-mor), obra seiscentista do mestre Gregório Fernandez ou Pedro de Mena, das oficinas de Valladolid; do séc. XVIII provêm muitos elementos decorativos e alguns acrescentos arquitectónicos, como o retábulo barroco da capela-mor e o tecto da nave central que apresenta uma pintura com cenografias de belo efeito, numa linguagem que se aproxima da que foi expressa nas igrejas de Santa Clara, São Bento, São Francisco (capela de Nossa Senhora da Conceição) e na capela do antigo Paço Episcopal (hoje Museu do Abade de Baçal).

Ler mais:
https://www.cm-braganca.pt/pages/308
https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/igreja-de-santa-maria-braganca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila