Localizado no lugar de Vale de Maceira, freguesia de Aldeia das Dez, o actual Santuário de Nossa Senhora das Preces terá sido construído durante o século XVIII. Além da igreja, integra uma Via-Sacra, com figuras de madeira em tamanho real, envolvidas por um parque florestal de excepcional valor botânico.
Outros elementos complementam este santuário dando corpo a várias hipóteses de percursos tanto de cariz religioso como arquitectónico ou botânico permitindo o reconhecimento dos elementos mais emblemáticos.
O Santuário desenvolve-se
entre os 650 e os 750 m de altitude, desde o fundo da mata (o
jardim) até à capela de Santa Eufémia, donde se pode
desfrutar de uma magnífica panorâmica sobre a região
envolvente.
Segundo a lenda, Nossa Senhora das Preces terá aparecido a uns pastorinhos no
ano de 1371, no alto da serra do Colcurinho, local que cedo
se transformou em lugar de peregrinação, apesar de ser um
sítio agreste e inóspito.
Devido à inacessibilidade daquele lugar, em finais do séc.
XVI ou princípios do XVII, a imagem foi transferida para uma
pequena ermida situada em Vale de Maceira, local onde se
viria a edificar o actual Santuário.
O Santuário é composto por catorze capelas de toque barroco e granítico que se distribuem ao longo de um caminho mato adentro, cuja altitude começa nos 650 metros e termina nos 750 metros, devotado ao julgamento e sofrimento de Cristo antes da sua morte, naquilo a que nos habituámos a chamar de Paixão de Cristo. Seguindo os episódios finais da vida de Cristo, capela após capela, chega-se à décima segunda, a da Ressurreição, com um simbolismo que vale a pena fazer notar. Depois do esforço, o caminhante chega como homem renovado, ressuscitando despido de materialismo. Depois desta ainda se seguem mais dois postos: a Capela de Santa Maria Madalena, e mais à frente, a Capela de Santa Eufémia. Esta última termina com uma vasta e ampla visão sobre o horizonte.
Nos patamares acima encontra-se a igreja, o coreto, o lago do repuxo, o chafariz monumental, a gruta do Presépio, as capelas da Paixão de Cristo, a Albergaria (recentemente restaurada), alguns edifícios anexos e majestosas árvores seculares.
Ler mais:
https://www.portugalnummapa.com/santuario-de-nossa-senhora-das-preces/
http://www1.ci.uc.pt/nicif/santuario/religioso/folheto_relig.pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/Santuário_de_Nossa_Senhora_das_Preces
http://www.senhoradaspreces.chaosobral.org/ap.htm
http://www1.ci.uc.pt/nicif/santuario/12.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário