terça-feira, 20 de outubro de 2020

Casa-museu Teixeira Lopes

António Teixeira Lopes (1866-1942) figura entre os maiores escultures portugueses de todos os tempos e foi em pleno centro de Vila Nova de Gaia que o seu irmão, José Teixeira Lopes, projetou o edifício oitocentista para local de habitação e atelier do Mestre. 
O edifício oitocentista de aspeto regional, inaugurado em 1895, envolve um pátio povoado de obras de arte. Uma ampla escadaria dá acesso ao andar superior.
A Casa-Museu reúne hoje uma coleção notável de obras de escultura monumental, tumular, arquitetónica, de vulto e de caráter religioso da autoria de Teixeira Lopes, bem como o espólio riquíssimo da sua coleção particular de artes decorativas e pintura portuguesa, contanto com obras de nomes como Alfredo Keil, António Carneiro, António Ramalho, Aurélia de Sousa, Domingos Sequeira, Henrique Pousão, João Vaz, José Malhoa, Silva Porto, Sousa Pinto, Vieira Lusitano, Vieira Portuense, entre outros. 
Inauguradas em 1975, as Galerias Diogo de Macedo constituem um segundo momento da visita à Casa-Museu e têm patente a obra do escritor homónimo (1889-1959), a par da sua significativa coleção de arte, da qual o núcleo de pintura modernista reúne obras de Amadeu Sousa Cardoso, Almada Negreiros, Dórdio Gomes, Júlio Pomar, citando apenas alguns, assim como o singular núcleo de Arte Negra e a respetiva coleção de artes decorativas, com peças indo-portuguesas, porcelanas Qing e figuras de presépio de Machado de Castro.
Fontes:
https://www.cm-gaia.pt/pt/cidade/cultura/equipamentos-municipais/casa-museu-teixeira-lopes-galerias-diogo-de-macedo/
http://pin.amp.pt/recurso/216
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/museus-e-monumentos/rede-portuguesa/m/casa-museu-teixeira-lopes/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila