sábado, 31 de outubro de 2020

Chafariz do Sapal

Foi erigido, na antiga praça da Sapal em frente ao edifício da Câmara Municipal, em 1697, como remate do aqueduto mandado levantar por D. João II para abastecer de água a população. O chafariz dava de beber a uma boa parte dos setubalenses e aos seus animais, já que a versão original tinha um tanque, entretanto perdido, que servia de bebedouro.
O chafariz, atualmente implantado na Praça Teófilo Braga, mas originalmente construído na Praça do Sapal, em frente do edifício dos Paços do Concelho, é bem um exemplo das obras de beneficiação referidas, estas ocorridas no reinado de D. Pedro II. De facto, durante os séculos XVII e XVIII o problema do abastecimento às populações voltou a colocar-se de forma ativa, em consequência de uma série de fatores como a melhoria das condições de vida das pessoas.
Todo o conjunto, assente sobre dois degraus, é em mármore rosa e branco. O corpo de onde jorram as bicas, em forma de mascarões, acompanha o movimento ondulado da planta do tanque, sobrepondo-se-lhes três esferas armilares de grandes dimensões. Estas enquadram um outro corpo, de secção prismática, que é rematado pelas armas de Portugal e por dois anjinhos que as ladeiam. O espaldar apresenta duas volutas e no alçado posterior, a porta de acesso ao interior do chafariz exibe dois baixos relevos com a representação de navios da época.
Com o passar dos tempos, a importância utilitária dos aquedutos e chafarizes foi conhecendo uma redução gradual, o que transformou estes monumentos em exemplares de relevância histórico-cultural, muitas das vezes sacrificados pela recente ordem urbana. No caso do chafariz em questão, a sua transferência da Praça de Bocage, no decorrer do século XX, ficou a dever-se a problemas de ordenamento do trânsito, uma vez que a sua colocação, ao centro da Praça, dificultava a circulação. Nesta mudança para a Praça Teófilo Braga perdeu-se o bebedouro para animais, que se encontrava na zona posterior.

Fonte: Rosário Carvalho, DGPC
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74257/

Ler mais:
https://www.visitarportugal.pt/setubal/setubal/setubal/chafariz-sapal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila