sábado, 31 de outubro de 2020

Os chocalhos de Alcáçovas

A produção de chocalhos constitui a principal indústria da povoação de Alcáçovas que os fabrica desde o século XVIII, e cujo segredo se mantém na posse de algumas famílias que o vêm transmitindo de geração em geração.
Hoje, o fabrico destes objetos continua a processar-se exatamente do mesmo modo, e as oficinas mantém o mesmo aspeto de há 200 anos. Mas, o seu número tem vindo a diminuir drasticamente. Ainda há 40 anos havia dezasseis oficinas, das quais atualmente apenas três funcionam.
Os chocalhos eram usados para pendurar ao pescoço de alguns animais (os guias), à volta dos quais se juntavam os outros enquanto pastavam. Também serviam para indicar o paradeiro das reses mais gulosas quando estas se afastavam da manada para os campos semeados. Atualmente, o sistema de limitar as zonas destinadas à pastagem com cercas aramadas está a fazer cair em desuso a utilização dos chocalhos.
O fabrico de chocalhos em Portugal, ofício e manifestação cultural que tem no Alentejo e em Alcáçovas a sua maior expressão, foi classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, por decisão tomada no dia 1 dezembro de 2015.

Ler mais:
http://www.cm-vianadoalentejo.pt/pt/site-visitar/Paginas/Artesanato.aspx
https://www.minhaterra.pt/fabrica-de-chocalhos.T12550.php
http://chocalhospardalinho.com/noticias/a-arte-dos-chocalhos-ja-e-patrimonio-imaterial-da-humanidade/#.X52FCIj7RQI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila