sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Estação ferroviária de Livração

 

A estação de caminho de ferro de Livração está situada na freguesia de Toutosa, na parte norte do concelho de Marco de Canaveses. 
Esta estação situa-se na Linha do Douro, no lanço entre Caíde e Juncal, que foi aberto à exploração no dia 15 de Setembro de 1878.
Em 1887, foi estudada uma linha de via larga entre Livração e Vidago, onde entroncaria com a também planeada linha da Régua a Chaves. Em finais de 1899, o engenheiro Cachapuz, em representação de uma sociedade de financeiros italianos, pediu autorização ao estado para construir várias linhas férreas em Portugal, incluindo uma de Livração a Chaves. Em 15 de Fevereiro de 1900, foi decretado o Plano da Rede Complementar ao Norte do Mondego, que classificou a Linha do Vale do Tâmega, de via estreita, com origem em Livração. Uma portaria de 9 de Março de 1903 ordenou a elaboração do projeto para a linha de Livração a Vidago, tendo os estudos sido concluídos no ano seguinte. Esta linha começou a ser construída ainda na década de 1900, por conta do governo, tendo o primeiro lanço, de Livração a Amarante, entrado ao serviço em 21 de Março de 1909. Nesse ano, foi autorizada a instalação de uma oficina de montagem e reparação de material circulante em Livração.
Em 15 de Janeiro de 1949, ficou completa a Linha do Tâmega, ligando Livração a Arco de Baúlhe, tendo sido organizados dois comboios especiais para a cerimónia de inauguração: um de Porto - São Bento a Livração, e outro até Arco de Baúlhe. No mesmo dia, fez-se o primeiro comboio regular até Arco de Baúlhe, que partiu de Livração.
Entretanto, o troço entre Arco de Baúlhe e Amarante foi encerrado ao serviço em 1 de Janeiro de 1990, devido à reduzida procura. Porém, a estação de Livração manteve-se como um entroncamento entre a Linha do Douro e o troço da antiga Linha do Tâmega que segue até Amarante.

Ler mais:
https://www.cm-marco-canaveses.pt/viver/transportes/caminho-de-ferro/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estação_Ferroviária_de_Livração

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila