A Igreja de Nossa Senhora da Piedade foi mandada edificar no ano de 1664, por iniciativa régia de D. Afonso VI, sob traças do arquitecto régio João Nunes Tinoco, aquando da reestruturação da área urbana do Paço Real de Santarém.
A história da Igreja anda ligada a uma pequena ermida mandada construir pelo arrábido capucho, Afonso da Piedade, em 1611. Esta rivalizava com a Ermida de Nossa Sr.ª de Guadalupe, fundada no reinado de D. Afonso V. Foi à volta desta imagem que ocorreram «os sinais milagrosos» (26 e 27 de Maio de 1663), que os crentes e depois a Sé de Lisboa vieram a chamar o «Milagre da Sr.ª da Piedade» associados com a vitória portuguesa na Batalha do Ameixial, que praticamente pôs fim à Guerra da Restauração (11 de Julho de 1663).
Em 1665 começaram as obras mas só foram acabadas nos finais do reinado do irmão do fundador, D. Pedro II, entre 1688 e 1691.
O edifício, em cruz grega, apresenta um corpo central octogonal, sobrepujado por cúpula assente em silharia de pedra rematada com coruchéu facetado. A capela-mor, com abóbada de caixotões, localiza-se num dos braços da cruz, encostando na estrutura da antiga Porta de Leiria, uma das antigas portas da muralha medieval, de que ainda subsistem vestígios por detrás do altar-mor. Os restantes três braços são ocupados, no interior, por capelas em arco de volta perfeita preenchidas com diversos altares.
A igreja de Nossa Senhora da Piedade é, pelo ritmo dos seus panos murários anunciadora da gramática artística barroca, ainda que a limpidez de tratamento dos portais, de delicada molduração, se integrem dentro da tradição 'chã' da arquitectura portuguesa da Restauração. Destaque para a tela setecentista do altar-mor, Nossa Senhora da Boa Viagem, da autoria de Manuel José Gonçalves (1716-1754), filho de André Gonçalves, com o interesse maior de incluir na zona inferior um trecho da barra de Lisboa com a Torre de Belém.
O órgão de armário que se encontra no coro alto é um instrumento característico da escola de organaria Portuguesa. Foi construído em 1795 pelo organeiro Joaquim António Peres Fontanes (1700-1820).
Ai greja está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1934.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74861/
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=2086
https://www.cm-santarem.pt/descobrir-santarem/o-que-visitar/patrimonio/item/1189-igreja-de-nossa-senhora-da-piedade
http://www.festivalnacionaldegastronomia.pt/santarem/o-que-visitar/igreja-de-nossa-senhora-da-piedade
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nossa_Senhora_da_Piedade_(Santarém)
Sem comentários:
Enviar um comentário