O Arco e a Torre de Almedina são na verdade os únicos vestígios de uma cerca que defendia a malha urbana de Coimbra, sendo esta uma das entradas que atualmente é a entrada para a histórica Alta de Coimbra. A sua volumetria aparenta diversas épocas de construção, sendo inicialmente uma obra muçulmana com arcos semicirculares ultrapassados e que foram, posteriormente, modificados, e estava ainda protegida por dois avançados cubelos defensivos.
Arco e Torre de Almedina |
Assente na parte mais baixa da cerca medieval, a sua edificação poderá remontar à época do conde Sesnando Davides, que conquistou Coimbra em 1064, tendo sido ao longo dos séculos por diversas vezes reformada e remodelada. Esta porta era defendida, primitivamente, por dois cubelos avançados que, mais tarde, foram ligados por meio de um arco fundo, por sobre o qual foi levantado o forte torreão. O seu aspeto atual poderá ser resultante de uma reforma no início do século XVI, por determinação de D. Manuel I.
O acesso ao arco faz-se, ainda hoje, pela Porta da Barbacã, edificada no período manuelino para reforçar a cerca. Neste trecho mais vulnerável da cerca, foi necessário reforçar a defesa, erguendo-se uma segunda cintura muralhada - a Barbacã. A sua porta, em arco quebrado, típica das fortificações do período manuelino, também chegou aos nossos dias, sendo confundida com a própria porta da Almedina que, na realidade, antecede.
Porta da Barbacã |
Os arcos medievais da entrada, com as suas aduelas irregulares e a abóbada interna, deverão ser obra do românico condal dos inícios do século XII. Até 1836 existiam os batentes e as grandes portas chapeadas a ferro da entrada da cidade, retiradas nessa mesma altura.
Com a expansão do perímetro urbano, e a consequente perda das suas características defensivas, o Arco de Almedina e a sua torre foram reutilizados, desempenhando novas funções. Nos últimos anos do século XIX, funcionou no torreão a Escola Livre das Artes do Desenho. Depois, o espaço recebeu o Arquivo Histórico Municipal. Atualmente, a torre alberga o Núcleo da Cidade Muralhada e Centro Interpretativo, onde se expõe a história da cidade e da sua muralha durante a Idade Média.
O conjunto do que resta a cerca, a Torre e Arco de Almedina, estão classificados como Monumento Nacional, desde 1910.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70484
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=2632
https://www.infopedia.pt/$torre-de-almedina
https://www.visitarportugal.pt/coimbra/coimbra/coimbra/arco-torre-almedina
Sem comentários:
Enviar um comentário