sábado, 14 de novembro de 2020

Estação ferroviária de Lisboa-Oriente

A Estação Ferroviária de Lisboa - Oriente, ou simplesmente Gare do Oriente, é uma importante interface ferroviárias e rodoviária de Lisboa. Projetada pelo arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava, ficou concluída em 1998 para servir a Expo’98, e, posteriormente, o Parque das Nações.
O complexo inclui uma estação do Metropolitano de Lisboa (designada Oriente) no primeiro nível e um espaço comercial e uma estação rodoviária (tanto local como de médio/longo curso) nos dois níveis seguintes, sendo os dois últimos níveis ocupados pela estação ferroviária, servida pela CP com comboios suburbanos e por serviços de médio e longo curso.
Em 1994, já tinha sido lançado o concurso internacional para o projeto da Gare do Oriente, tendo sido escolhido o do arquiteto Santiago Calatrava. No seu estilo único, combina materiais como o betão, o vidro e o aço, mantendo visíveis estruturas que outros arquitetos escondem. Na Gare do Oriente criou uma estrutura de grandes dimensões com um aspeto elegante e leve, que a alguns faz lembrar um bosque de árvores metálicas e a outros as colunas e os arcos de uma catedral gótica.
A Gare foi inaugurada no dia 18 de Maio de 1998, no âmbito da Exposição Mundial de 1998.
Na altura da sua entrada em serviço, era considerada a maior estação intermodal em território nacional. Destacou-se pela sua traça arrojada e elegante, tendo recebido o Prémio Brunel de arquitetura em outubro de 1998, na categoria de grandes estações construídas de origem.

Ler mais:
https://www.jf-parquedasnacoes.pt/p/arte_urbana_estacao_do_oriente
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gare_do_Oriente


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