sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Fortaleza de Peniche

A Fortaleza, ou Praça-forte de Peniche, monumento nacional desde 1938, situa-se nesta cidade, no extremo sul do distrito de Leiria.
Constitui a principal fortificação de um conjunto defensivo de uma parcela da costa portuguesa, que inclui também o Forte da Consolação e o Forte de São João Batista das Berlengas.
Sendo alvo constante de ataques de corsários ingleses, franceses e de Piratas da Barbária, o rei D. Manuel I (1495-1521) encarregou o conde de Atouguia da elaboração de um plano para a defesa daquele trecho do litoral, que foi apresentado ao seu sucessor, D. João III. Os trabalhos foram iniciados pela construção, em 1557, do chamado castelo da vila, estrutura abaluartada, sob a supervisão de D. Luís de Ataíde, concluído por volta de 1570.
No contexto da Guerra de Restauração da Independência, o Conde D. Jerónimo de Ataíde prosseguiu as obras de fortificação de Peniche, sob projetos do engenheiro militar francês Nicolau de Langres.
Foi edificada uma grande fortaleza, de planta estrelada irregular, delimitada por uma cortina de muralhas com baluartes poligonais e uma segunda linha defensiva. A Fortaleza apresenta um traçado abaluartado correspondente à cidadela da vila e praça de guerra, apresentando planta poligonal irregular, constituída por duas estruturas em redente (compostas por dois meios baluartes), um baluarte e respetivas cortinas, um fortim de planta circular e um revelim de proteção à única porta; cercada por fosso aquático na frente de terra e escarpa rochosa na frente de mar. É complementada com frente urbana abaluartada que defende o istmo de Peniche, composta por um forte, quatro meios baluartes, um baluarte e correspondentes cortinas. Apresenta uma otimização das peculiaridades orográficas da região, visível nas diversas construções militares realizadas em torno da península de Peniche, tornando-o numa espécie de ilha inexpugnável.
A fortaleza continuaria a desempenhar um papel fundamental na defesa da costa atlântica ao longo das centúrias, destacando-se a sua importância durante as Invasões Francesas e as Guerras Liberais. Entre 1934 e 1974 o Forte de Peniche foi transformado em prisão de presos políticos do Estado Novo.
O Forte alberga atualmente o Museu Nacional Resistência e Liberdade (sob a alçada do Ministério da Cultura) e o Museu da Cidade (gerido pela autarquia de Peniche).

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71147
http://fortalezas.org/index.php?ct=fortaleza&id_fortaleza=690&muda_idioma=PT
http://www.museunacionalresistencialiberdade-peniche.gov.pt/pt/fortaleza/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a-forte_de_Peniche

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila