Situada no centro da freguesia portuense, a Igreja de Santa Maria de Campanhã terá sido erigida por volta de 1714 não se conhecendo, porém, qualquer fonte que possa atestar com segurança o ano exato da sua construção. As origens mais remotas poderão estar ligadas à antiquíssima "igreja Sanctae Mariae de Campanham" (séc. XIII), cuja localização se mantém incerta.
Foi saqueada no decurso da segunda invasão francesa (março de 1809) e sofreu numerosos danos durante o cerco do Porto (1832-33). Desde então foi objeto de diversas intervenções de restauro e conservação.
A igreja possui unia bela torre sineira e o exterior é todo revestido a azulejo azul e branco, interrompido por alguns elementos notáveis de cantaria lavrada, entre os quais se destaca o belo óculo frontal.
No interior, a tribuna é em talha dourada e existem unia série de painéis representando cenas da vida religiosa. A Igreja de Campanhã alberga ainda a célebre imagem de Nossa Senhora de Campanhã, padroeira da freguesia, cuja fama advém das numerosas lendas e milagres a que está associada, alguns dos quais remontando aos séculos IX e X. Trata-se de uma imagem esculpida em calcário (pedra de ançã), estofada e policromada, de influência francesa e atribuída ao século XIV.
Ler mais:
https://www.campanha.net/index.php/roteiro-turistico
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=21404
Sem comentários:
Enviar um comentário