A Igreja de Santa Maria é uma das obras mais ilustres da era moderna, de reconhecido valor internacional em Marco de Canaveses. O projeto é do conhecido arquiteto Álvaro Siza Vieira e ilustra de uma forma diferente a construção de um lugar sagrado onde tudo foi pensado de acordo com o Evangelho e a importância que os traços e objetos devem ter em toda a conjuntura da religião católica.
Como acontece com a maioria das igrejas antigas de Portugal, muros de contenção e grandes escadarias são projetados ao redor do edifício para ajudar a manter sua distância ao entorno imediato. Esta estratégia também é encontrada na Igreja Santa Maria, onde Álvaro Siza faz uso do terreno inclinado e sobrelevado.
O programa para este núcleo incluía, para além da igreja e capela funerária anexa, um auditório, uma escola de catequese e uma habitação para o pároco. Siza implantou estes edifícios em torno de um espaço central de carácter cerimonial, um adro no sentido tradicional, elevado em relação à via tangencial. A composição volumétrica, extremamente atenta aos valores dissonantes e aos alinhamentos apontados pelas construções envolventes, procura consolidar e equilibrar o tecido urbano e em simultâneo criar uma presença física e visual bastante forte no contexto do aglomerado.
A materialidade é a imagem do trabalho de Siza, as paredes externas brancas são construídas em betão, enquanto que as paredes internas e tetos são revestidos por estuque, que é coberto por peças de mármore ou pela água que corre. Os pavimentos são de madeira, granito e mármore; e a cobertura é criada com lâminas de zinco.
A conjugação de entendimento entre a porta, a nave, o sacrário, a simples cadeira, a imagem, a grande curva, o diálogo entre a Cruz e o seu efeito são elementos antigos e que marcam a Casa de Deus e dos Homens. A fachada virada para a entrada da cidade cria uma espécie de enigma que quase obriga o viajante a satisfazer a curiosidade de saber o que representa aquele enorme e indecifrável edifício, sem uma Cruz ou sinal que deixe expressar a informação que se trata de uma Igreja.
Pelo seu caráter emblemático para a arquitetura portuguesa e por ser um projeto marcante da obra de um arquiteto de exceção, a Igreja de Santa Maria e o Complexo Paroquial foram classificados pelo Governo, em 2013, como “Monumento de Interesse Público”.
Ler mais:
https://www.igrejasantamaria.pt/
https://www.archdaily.com.br/br/01-56992/classicos-da-arquitetura-igreja-de-santa-maria-alvaro-siza
https://www.infopedia.pt/$igreja-do-marco-de-canaveses
http://www.baixotamega.pt/pages/285/?geo_article_id=1027
Sem comentários:
Enviar um comentário