O Jardim de Arca d'Água é um espaço público ajardinado, situado na Praça 9 de Abril, na freguesia de Paranhos, cidade do Porto.
Inaugurado em 1928, foi projetado por Jerónimo Monteiro da Costa. Nos seus 22.000 m2 encontram-se diversas árvores frondosas, destacando-se um magnífico conjunto de magnólias que envolvem um coreto.
O jardim deve o seu nome aos reservatórios das águas de Paranhos (Arca d'Água), ainda hoje visitáveis. Foi em 1597, durante o reinado de Filipe I, que se iniciou o encanamento do manancial de Paranhos, para o aproveitamento das três nascentes que ali se encontravam. A obra ficou concluída em 1607 e passou a permitir o transporte da água até à cidade, alimentando várias fontes e chafarizes ao longo do seu percurso.
A estrutura subterrânea sobre a qual se encontra o Jardim, remonta ao início do século XVII. O crescimento da população do Porto, e a sua consequente concentração, agravaram os problemas de abastecimento de água à cidade, sendo necessário aproveitar o manancial de Paranhos - para tal foi construída a Arca d'Água. Foi em 1597, durante o reinado de Filipe I, que se iniciou o encanamento do manancial de Paranhos, para o aproveitamento das três nascentes que ali se encontravam. A obra ficou concluída em 1607 e passou a permitir o transporte da água até à cidade, alimentando várias fontes e chafarizes ao longo do seu percurso.
O jardim possui uma escultura da autoria de Cherters de Almeida, inaugurada em 1972 e intitulada "A família".
Ler mais:
http://www.porto.pt/noticias/historias-da-cidade-as-fontes-subterraneas-que-dao-nome-a-arca-dagua
https://www.cm-porto.pt/jardins-e-parques/jardim-de-arca-dagua
Sem comentários:
Enviar um comentário