sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Pelourinho de Chão de Couce

O Pelourinho de Chão de Couce que não corresponde ao primitivo cujo paradeiro se desconhece, situa-se a Noroeste da Igreja Paroquial, no Largo D. Elvira, espaço que mantém ainda hoje um conjunto de edifícios com certa homogeneidade e interesse arquitetónico. O atual pelourinho foi erguido em 1949 ostentando, por essa razão, uma linguagem típica do Estado Novo.
O monumento localiza-se numa plataforma calcetada sendo composto por um soco de três degraus quadrangulares lisos em esquadria sobre os quais assenta a base, também de seção quadrada e em degrau. Sobre esta base surgem três discos octogonais, dois lisos e um boleado mas com ligeiro rebaixo na zona central onde assenta a base da coluna de fuste monolítico octogonal liso com 2,50 metros de altura. No terço superior da coluna, em posição saliente, surgem as cinco quinas das armas nacionais inseridas em escudo invertido que, por sua vez, ostenta na orla uma legenda com as seguintes palavras: "VILA DESDE 12.11.1514 VILA DE COUCE.
O capitel é ligeiramente esboçado por um friso semelhante ao da base, simulando uma amarração com duas pontas caídas, enquanto que o remate é constituído por uma esfera armilar sobrepujada por uma cruz de Malta com rebaixo em cruz grega.

Fonte: DGPC
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/13315935

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila