A Igreja Matriz de S. Martinho de Mouros é um admirável templo românico do século XII e de inícios do séc. XIII, apresentando uma estrutura peculiar, diferente das outras igrejas da época construídas em território português.
A fachada, marcadamente defensiva, é delimitada por um torreão de largo e sólido corpo. Sobre ele eleva-se a sineira de duas ventanas em cada face, abertas em arcos plenos. O pano da fachada é rematado por uma cornija, formada por pequenas arcadas cegas que assentam em cachorrada esculpida. Ao centro da arcatura rasga-se uma fresta bem distanciada do portal.
O portal desenvolve-se em várias arquivoltas ligeiramente apontadas, em trabalho liso, envoltas por um arco ornado de motivos geométricos e sustentadas por colunelos, cujos capitéis são decorados por revolta folhagem.
No interior do templo, de nave única, sobressaem duas grossas colunas que suportam internamente a torre. A capela-mor, profunda e de planta retangular, ostenta duas tábuas quinhentistas, onde se representa S. Martinho com o pobre e a Visão de S. Martinho, e ainda um retábulo barroco de talha dourada. Cobre esta capela uma abóbada de caixotões em talha dourada e revestida por painéis pintados, igualmente setecentistas.
Na viragem para o século XVI, o interior do monumento foi enriquecido com séries de pintura mural, de que se conservam importantes vestígios a ladear o arco triunfal, concretamente a representação de São Martinho, com os seus atributos e a mão direita abençoando. Novas obras tiveram lugar nos séculos XVII e XVIII, em particular a feitura do retábulo-mor, de talha dourada com segmentação interna em colunas torsas.
No século XX, a igreja foi um dos muitos monumentos restaurados pela DGEMN. O essencial dos trabalhos ocorreu na década de 40 (com novas empreitadas nas de 60 e 70) e pautou-se pela reconstrução de inúmeros elementos, como cachorros, silhares, tetos e estruturas de acesso à torre, adulterações que correspondem, hoje, à imagem que temos do monumento: uma igreja dos séculos XII-XIII, remodelada no XX.
A igreja foi classificada como Monumento Nacional em 1922.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69846
https://www.infopedia.pt/$igreja-matriz-de-s.-martinho-de-mouros
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=6533
https://cm-resende.pt/visit/visitar/igreja-de-sao-martinho-de-mouros/
Sem comentários:
Enviar um comentário