quinta-feira, 29 de março de 2018

As sete saias da mulher nazarena


O povo diz que representam as sete virtudes; os sete dias da semana; as sete cores do arco-íris; as sete ondas do mar, entre outras atribuições bíblicas, míticas e mágicas que envolvem o número sete.
De facto, a origem não é de simples explicação e a opinião dos estudiosos e conhecedores da matéria sobre o uso de sete saias não é coincidente nem conclusiva. No entanto, num ponto, todos parecem estar de acordo: as várias saias (sete ou não) da mulher da Nazaré estão sempre relacionadas com a vida do mar.
Quando os barcos esperam raso no mar, para encalhar, o raso geralmente acontece de sete em sete ondas, as quais as nazarenas contavam pelas próprias saias, dobrando-as levemente, uma a uma, até à última saia e última onda – desse modo, não se enganavam na contagem. Ao fim da última saia, esperava-se um bom raso para o ‘seu’ barco encalhar!
Num ponto, contudo, toda a gente está de acordo – o número de saias tem a ver com o mar e não com outra razão qualquer. Muitas nazarenas chegavam a usar mesmo mais do que sete saias. Mas foi o número sete que permaneceu ligado à tradição e à lenda nazarena. A continuação deste uso, nos dias de hoje, já tem a ver com razões estéticas femininas e com a vontade de manter viva a tradição.

Ler mais:
http://portugaldeantigamente.blogs.sapo.pt/o-significado-das-sete-saias-na-nazare-3508
http://www.josematias.pt/eletr/o-significado-das-sete-saias/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila